sexta-feira, 2 de abril de 2010

Perigo: medusas azuis

Texto recebido por e-mail, cuja fiabilidade desconhecemos... ainda assim aqui fica em jeito de advertência.

"Aviso à navegação pedestre.
Depois de dois meses de tempestade hoje fui dar uma volta pela praia e o que vi na rebentação deixou-me a pensar.
Vi uma linha de rebentação constituída por minúsculas patas de caranguejo, o mar a comer a praia, e acima de tudo (o motivo que me faz escrever este pequeno texto) duas "caravelas portuguesas" mortas, mas ainda frescas.
Sabem o que é isso? Caravelas Portuguesas? Bem. É apenas uma modesta medusa azul extremamente tóxica. Se virem alguma não lhe toquem. Mesmo morta o seu tecido mole morde como uma serpente, e as marcas que deixa na pele são definitivas - tatuagens indesejáveis. A dor é indescritível, e se for uma criança a manuseá-las pode morrer envenenada.
O que me deixou a pensar é que essas criaturas vivem a milhares de quilómetros da nossa costa, portanto: o que é que estas fazem aqui?
São medusas de água quente, da Austrália, Califórnia... Quando surgem nas praias estas são fechadas ao público e consideradas mais perigosas que tubarões a deambular na área.
Meus amigos. O tempo está a melhorar e os passeios à beira-mar tornam-se apelativos à descontracção. No entanto se virem criaturas como estas limitem-se a olhar e sigam à vossa vida: conselho de um amigo.
Agora vejam o aspecto que têm."
(ver fotos)

1 comentário:

Força Espinho disse...

Afinal, no Praça Pública (online) pode ler-se um pouco mais.

http://www.pracapublica.com/?lop=artigo&op=8f14e45fceea167a5a36dedd4bea2543&id=f8218cc7aea3923da3fab72d435544c0